- Ano: 2014
-
Fotografias:Mathieu Ducros
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está num terreno com ótima localização, central, portanto, a construção é muito harmoniosa, um cruzamento entre a arquitetura antiga refinada e um projeto de natureza contemporânea. Uma das principais vantagens deste projeto, apesar de estar no centro da cidade antiga, é que ele se beneficia desta localização privilegiada, com uma vegetação extraordinária e ótimas vistas.
O entorno destaca a identidade "mediterrânea" do terreno, que é um símbolo do projeto.
Respeitar essa identidade mediterrânea é possível através dos materiais utilizados e dos volumes e proporção dos edifícios, considerando as construções vizinhas, mantendo sua forte identidade: um projeto da escola é uma prioridade no que diz respeito às infraestruturas públicas
Esta configuração projetada tornou-se uma necessidade e a ambição do edifício era "estender a mão para a rua".
O terreno tem desníveis visíveis: uma encosta íngreme entre a Rua Chicane, à frente, e o pequeno bosque, no eixo Leste-Oeste, e outra encosta com uma orientação favorável para o sul. Assim, planejamos um edifício longitudinal com uma bela fachada ao sul.
Uma escola para crianças pequenas precisa de acesso fácil e layout interno otimizado, portanto optamos pela planta térrea. Colocamos o edifício na parte superior do terreno para criar espaços externos protegidos pela topografia. Este layout oferece também um grande estacionamento coberto para cerca de 50 carros e, portanto, otimiza o terreno para promover espaços externos dedicados às crianças. A partir da rua, o projeto tem uma natureza mais urbana; além desta área de estacionamento acessível diretamente a partir da rua, há uma grande permeabilidade de vista sobre os espaços vizinhos, evitando o confinamento negativo das vagas mais cobertas.
As salas de aula foram colocadas em torno do campo de jogos externo. Elas se espalham ao longo do eixo leste-oeste e recebem bastante luz natural. Cada sala de aula tem um acesso privilegiado ao parque: o layout interno possui grandes janelas e várias entradas. Elas possuem aberturas traseiras e dianteiras para também se beneficiarem da ventilação cruzada.
Acreditamos que esta arquitetura seja marcante e que ela promove o seu carácter inovador, sem ser artificial, sublinhando a integração e a percepção de um edifício público com um layout muito específico.
A pedra Claret, usada em gabiões, fundamenta o projeto em seu terreno acolhedor. A cor branca das paredes protege o edifício contra superaquecimento. Nas laterais do edifício menos expostas, uma tonalidade amarelo dourado traz um efeito brilhante.